quarta-feira, 8 de abril de 2009

PF apreende "livros fiscais" do Opportunity

::


Wilson Dias/Agência Brasil
A Polícia Federal realiza buscas nos escritórios do banco Opportunity, de Daniel Dantas
A Polícia Federal realiza buscas nos escritórios do banco Opportunity, de Daniel Dantas


por Claudio Leal e Thais Bilenky

A Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão em escritórios do Banco Opportunity, no Rio de Janeiro, para obter os "livros fiscais de registro obrigatório da contabilidade".

O mandado foi expedido pelo juiz Fausto De Sanctis, da Sexta Vara Federal de São Paulo, responsável pelo processo da Operação Satiagraha. O Opportunity havia se negado a apresentar os livros à PF. Procurado, o advogado do banco, Andrei Schmidt, atendeu ao telefonema de Terra Magazine, mas logo em seguida encerrou a ligação; alegou não ter ouvido.

Leia também:
» Íntegra da nota do banco Opportunity sobre ação da PF
» Protógenes diz ter "orgulho" de ação de busca no Opportunity

Em nota, Schmidt afirma que a operação está "impregnada de arbitrariedades". "Foi executada exatamente no dia em que se inicia o feriado de Páscoa na Justiça Federal, com o evidente objetivo de dificultar a defesa", diz o advogado, que acrescenta: "a razão para a Polícia Federal buscar, pela segunda vez, documentos que já tinha em seu poder é evidente: ciente de que a Operação Satiagraha é nula em sua origem, tenta-se novamente acessar documentos para conferir nova aparência a uma prova antiga, já viciada".

Para o banco, a busca "estranhamente acontece no mesmo dia em que o Delegado Federal Protógenes Queiroz presta depoimento junto à CPI das Escutas Telefônicas Clandestinas".

A Polícia Federal explica a medida: "A apreensão de tais documentos fez-se necessária após surgimento de indícios de que as transferências de recursos entre as empresas do Grupo, por meio de contratos de mútuo e AFACs (Adiantamento de Futuro Aumento de Capital), poderiam estar relacionadas a práticas delituosas".

Leia a íntegra da nota pública da PF:

"São Paulo/SP - A Polícia Federal cumpre nesta quarta-feira, 08, mandados de busca e apreensão vinculados as investigações envolvendo o Grupo Oportunity. As buscas estão sendo realizadas na sede das empresas financeiras e não financeiras ligadas ao Grupo, no Rio de Janeiro, e têm como objetivo a apreensão de livros fiscais de registro obrigatório da contabilidade dessas empresas.

Os mandados foram expedidos pela 6ª Vara Federal de São Paulo, após manifestação favorável do Ministério Público Federal.

A apreensão de tais documentos fez-se necessária após surgimento de indícios de que as transferências de recursos entre as empresas do Grupo, por meio de contratos de mútuo e AFACs (Adiantamento de Futuro Aumento de Capital), poderiam estar relacionadas a práticas delituosas.

Os livros fiscais foram solicitados à direção das empresas ligadas ao Opportunity, que se negou apresentá-los sob a alegação de que a PF já os possuía em meio eletrônico. Na verdade, a Polícia Federal havia obtido apenas parte das informações solicitadas, e a resistência por parte dos dirigentes das empresas motivou a realização das buscas."

fonte: Terra Magazine

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: