quarta-feira, 15 de abril de 2009

Paulo Renato, o novo Magda da mídia

::

por Renato Rovai

A imprensa sempre escolhe um boca-aberta para atacar o governo Lula. Em geral, inclusive o tal acaba escolhendo os bons projetos para se contrapor. À época da implantação do bolsa família foi assim. Não faltaram intelectuais de esquerda e políticos de direita para chamar o programa de assistencialista, eleitoreiro e quetais. Alguns ainda o fazem hoje, mas já sem a mesma audiência da mesma mídia que os levou ao estrelato.

Agora, o ex-ministro Paulo Renato, atualmente secretário de Educação de São Paulo, foi eleito a Magda da vez. Aquele que vai falar as bobagens com cara de espertão. O foco é a qualidade dos programas do governo Lula na área da educação e a transformação do Enem também em referência para o ingresso nas universidades públicas federais.

Claro que a mídia e os tucanos sabem que com programas como o Pro-Uni, a criação de muitas universidades federais e a criação, por exemplo, do piso nacional para os professores que ainda precisa ser realmente implementado, tornam a educação um dos pontos fortes deste governo. Sim, poderia ter avançado mais, mas é incomparavelmente melhor do que a ação tucana nos tempos de Paulo Renato/FHC e muito, mais muito mesmo, mais séria e comprometida do que foi e é nas gestões tucanas do governo do Estado.

Aliás, a educação no estado de São Paulo é um vexame. Se a nova Magda da praça quiser, a Fórum organiza um debate entre ele e a presidente da APEOESP, a Maria Izabel, para discutir o tema. Tenho certeza que ela aceitará de bom grado a oportunidade. Até porque o método democrático do governo paulista é o de não dialogar com os representantes do professorado.

Mas talvez falte tempo ao secretario Paulo Renato. Até porque seus interlocutores são outros, não é verdade?

Estava me lembrando de um certo texto enviado ao ex-presidente do Bradesco, Márcio Cypriano: "Em anexo, vai o artigo revisto. Procurei colocá-lo dentro dos limites do espaço da Folha. Por favor, veja se está correto e se você concorda, ou tem alguma observação. Muito obrigado, Paulo Renato Souza".

O texto que o deputado mandou à Folha criticava a intenção do governo federal de passar o Besc (Banco do Estado de Santa Catarina) para o controle do Banco do Brasil.

O texto foi enviado ao jornal por e-mail e por engano.

Fico me perguntando com quem o atual secretário do Estado combina as críticas que vai fazer à transformação do Enem em referência para o vestibular. Será que ele fala sozinho? É só um ataque de incontinência magdal...

Fonte: Blog do Rovai - Revista Fórum

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: