terça-feira, 7 de abril de 2009

Obama: um drible na questão sobre o genocídio dos armênios.

::

por Wálter Fanganiello Maierovitch

Na sua primeira grande viagem internacional, o presidente Obama cercou-se de cautelas. Nos encontros, mostrou-se humilde e procurou demonstrar que a era Bush estava enterrada.

No G20 londrino, buscou o consenso e dobrou a Alemanha e a França que tinham posição diferente dos EUA sobre como enfrentar a crise financeira. Na primeira oportunidade, Obama elegeu Lula como protagonista do cenário político internacional e colocou-se abaixo dele em termos de liderança mundial: - “Esse é o cara”.

Ao comemorar os 60 anos da Aliança Atlântica (OTAN), Obama convenceu os 28 países membros. Emplacou, em Estrasburgo (França), o premier dinamarquês como secretario-geral, - com mandato a partir de 1 de agosto próximo-, e convenceu a todos sobre a necessidade de envio de mais 5 mil soldados para o Afeganistão, para enfrentar o terrorismo, na fronteira entre esse país e o Paquistão.

Diante da oposição da Turquia ao nome do premier dinamarquês Anders Fogh Rasmussen para a secretaria-geral da Otan, Obama prometeu colocar um turco na vice-secretaria e oficiais na formação do novo comando militar.

O premier turco Recep Erdogan concordou e esqueceu o caso das vinhetas ofensivas a Maomé, publicada no jornal dinamarquês Jilands Posten, em 30 de setembro de 2005: o premier turco entendia que o governo dinamarquês deveria ter censurado o jornal, pela blasfêmia contida nas vinhetas. Rasmussen, quando do episódio das vinhetas, avisou que no seu país havia liberdade de expressão e deixou de receber os embaixadores islâmicos que lhe pediram audiência para protestar. Por isso, Rasmussen entrara no “índex” do governo turno.

Para aplainar o terreno e chegar tranqüilo na Turquia, o presidente Obama sabia que não poderia reabrir a ferida da questão do genocídio dos armênios, ocorrido em 1915, por ocasião da Primeira Guerra Mundial, em solo Turco-Otomano.

Assim e antes de chegar a Ancara, Obama, de Praga (República Tcheca), pediu aos 27 estados membros da União Européia o ingresso da Turquia. No particular, a França e a Alemanha se opuseram, mas a Turquia continua candidata, com apoio dos EUA.

A Turquia sempre negou o massacre de armênios, cerca de 1 milhão. Colocou no seu código penal ser crime admiti-lo e o turco Pammuck, premio Nobel de literatura de 2006, teve de deixar o país: foi ameaçado fisicamente e por processo criminal por admitir o genocídio.

Os governos turcos, há anos, apenas admitem ter deslocado os armênios para a fronteira com a Rússia e frisam que 300 mil deles morreram em guerras civis.

No discurso de ontem, no parlamento turco, o presidente Obama, sobre o genocídio turco, limitou-se a falar em união, na reaproximação de Ancara com Erevan, no apreço do seu país à fé islâmica. A frase de efeito consistiu na afirmação de que “A América não está em guerra com o Islã”.

PANO RÁPIDO. O presidente Obama, na campanha e posse presidencial, reafirmou o seu compromisso com a defesa dos direitos humanos.

Em Ancara, não enfrentou como devia o tema do genocídio dos armênios. Genocídio mais do que comprovado. Inclusive por documentos da lavra de Mehmed Taled, que à época era o ministro do interior (defesa interna) e foi o grande responsável pelo massacre de 1,0 milhão de armênios.

Fonte: Blog Sem Fronteiras - Wálter Fanganiello Maierovitch.

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: