::
por Luiz Carlos Azenha
Como observou um comentarista deste site, o Gilmar Mendes tem uma lógica tão canhestra que ao divulgar números sobre os habeas corpus concedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) apenas reforça o que sabemos: que a Justiça brasileira atende principalmente aos interesses de quem tem mais dinheiro e pode pagar um advogado caro, capaz de levar o caso até as instâncias superiores.
Segundo os números divulgados por Gilmar, em 2008 o STF concedeu 18 habeas corpus a pobres, de um total de 350. Ou seja, cerca de 5%. Os outros 95% foram, presumo, concedidos a gente "de posses". Considerando que o Brasil é um país em que a maioria é materialmente pobre, essa desproporção se torna ainda mais gritante.
Curiosamente, uma outra estatistica, essa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), mostra que só 6% dos brasileiros controlam os meios de produção de riqueza no Brasil.
A partir da notícia da Agência Globo, qual foi a manchete do jornal Valor Econômico para a estatística do Gilmar?
Essa: Levantamento do Supremo indica 18 habeas corpus para pobres em 2008
PS: Os dados divulgados pelo presidente do STF são ainda mais espantosos se considerarmos que os ricos representam a ínfima minoria daqueles que são presos diariamente no Brasil.
Fonte: Vi o Mundo
::
Nenhum comentário:
Postar um comentário