quinta-feira, 2 de abril de 2009

Editores de Veja batem cabeça para escolher capa desta semana

::

por Antônio Mello

Não está fácil a semana para os editores de Veja. Eles estão enlouquecidos. Os temas são muitos:

1. A revista britânica Economist anunciou a construção do parque temático Econoland, com atrações como a montanha-russa do câmbio, a câmara dos horrores da dívida e a ilha da fantasia fiscal.
2. O Daily Mail anunciou que colocaria à disposição dos leitores um serviço via iPhone que permitiria, com um clique, informar movimentos suspeitos de imigrantes ou gays.
3. O Times anunciou a criação uma ovelha tartan - o padrão de xadrez usado pelos escoceses.
4. O Independent saiu com a revelação de que a rainha egípcia Nefertiti teria feito uma plástica.
5. O Daily Telegraph afirmou que os peixes podiam ser usados como fonte de energia. [informações retiradas da página 24 da edição de hoje de O Globo]

Mas, pensa você: isso tudo é pegadinha de 1° de abril de várias publicações internacionais. E está certo. Mas, para a Veja não. A Veja acredita. A Veja acredita em grampo sem áudio, nos dólares de Cuba, nos bilhões de Fidel Castro e Lula no exterior. Veja acredita até que a união de células de um boi com as de um tomate criou o boimate: “um tomateiro capaz de produzir frutos parecidos com tomates mas dotados de uma casca mais resistente e de uma polpa muito mais nutritiva”.

Num esforço de reportagem, o Blog do Mello vasculhou os arquivos da Veja e descobriu a reportagem publicada na edição de 27 de abril de 1983, e que está reproduzida a seguir. Leia e tome cuidado para não morrer de rir.

Repare na ilustração que acompanha a matéria. Ela a torna ainda mais ridícula, mas é bastante esclarecedora, porque o Blog do Mello teve acesso a um relatório sigiloso (é, não é só a Veja não) que esclarece como a reportagem foi produzida e revela o que está oculto na ilustração.

Repare que da barriga do boi descem bolinhas indicando células do bovino a caminho de se transformarem no boimate. Agora vem a informação exclusiva: Debaixo do rabo do boi, desceu outra coisa que se transformou na reportagem. Infelizmente não é possível ver a transmissão na figura, pois a passagem do que desceu desse local úmido e obscuro para o cérebro do editor se fez por osmose. Mas a informação é quente – como a substância enviada pelo bovino ao editor.

Para você ver como é a Veja: O Editor de Ciência da Revista Veja na época era Eurípedes Alcântara, em seguida promovido a Diretor de Redação da hebdomadária mais vendida do Brasil.


Reprodução de reportagem sobre o boimate na revista Veja

Fonte: Blog do Mello

::

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: