quinta-feira, 23 de abril de 2009

Centenas de bancos (americanos) vão falir

::

Crise imobiliária está de volta, pior do que nunca


By MIKE WHITNEY, no Counterpunch

Devido ao fim da moratória das hipotecas, no fim de março, a queda do mercado imobiliário está ganhando velocidade. A moratória teve início em janeiro para dar ao plano de Obama contra as hipotecas -- uma combinação de renegociação com refinanciamentos -- uma chance de funcionar. O objetivo do plano era manter 9 milhões de proprietários em suas casas. Mas agora está claro que o programa ficará longe de seu objetivo. (Legislação para cram-downs, ou seja, para permitir que juízes reduzam o valor de face dos financiamentos, permanece no Congresso. A maioria dos economistas acredita que só isso será capaz de evitar que as pessoas abandonem suas casas quando forem afogadas pelos empréstimos).

Em março, os preços das casas caiu mais do que em qualquer outro momento dos últimos dois anos. As linhas indicam que a queda é pior do que nunca, estão quase perpendiculares. Os preços das casas não estão caindo, estão desabando e desabando feio. Agora que a moratória das hipotecas acabou, as declarações de inadimplência bateram o recorde de todos os tempos. Essas declarações de inadimplência se tornarão despejos em 4 a 5 meses, criando outra cascata de inadimplência. Os analistas de mercado prevêem que haverá mais de 5 milhões de despejos entre agora e 2011. O desemprego crescente e os despejos garantem que centenas de bancos e instituições financeiras vão ser forçadas a pedir falência. Quarenta por cento dos donos de imóveis inadimplentes já deixaram suas casas. Não há nada que o governo Obama possa fazer para que fiquem. Pior ainda, só 30% das casas foram recolocadas à venda, sugerindo alguma armação dos bancos. Onde foram parar as casas? Elas simplesmente sumiram?

Aqui está um trecho do SF Gate explicando o mistério:

"Financiadores de todo o país estão sentados sobre milhares de imóveis que não foram revendidos ou colocados à venda, de acordo com várias fontes de informação. E as casas retomadas, que os bancos costumam queimar em liquidações, são um fator importante que derruba o preço dos imóveis.

"Nós acreditamos que existam cerca de 600 mil propriedades em todo o país que os bancos retomaram mas não colocaram no mercado", diz Rick Sharga, vice-presidente da Realty Trac, que reúne estatísticas do setor. "A Califórnia provavelmente representa 80 mil destes imóveis. Poderia ser desastroso se os bancos entupissem o mercado com essas propriedades. Você teria um novo ciclo de depreciação e uma carnificina".

A íntegra, em inglês, está aqui


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: