terça-feira, 6 de outubro de 2009

Taxi to the dark side (2007)

::

(EUA, 2007, 106min. - Direção: Alex Gibney)

Documentário assustador detalhando as práticas de tortura adotadas quase que oficialmente pelo Governo dos EUA, desrespeitando totalmente a Convenção de Genebra.
Depois de 11 de Setembro, a CIA pôs em prática toda a ciência desenvolvida há mais de 50 anos desde o Projeto Manhattan, que engloba as atividades de interrogatório que foram amplamente usadas na América Latina (ver Shock Doctrine e War on Democracy).

Começa falando do taxista afegão Dilawar, que apesar de saberem que era inocente, o seviciaram até a morte. Em sua autópsia consta “homicídio”. Dalawar foi apenas um dentre muitos e muitos assassinados nas prisões militares estadunidenses.
Alguns soldados americanos foram julgados e presos, mas não se trata de fatos isolados. Eles estavam seguindo ordens, que trafegam numa hierarquia rígida que chega até o Secretário de Defesa Donald Rumsfeld, Dick Cheney e Bush.

O objetivo de tudo isso é a fabricação de confissão. Uma delas foi usada por Colin Powell, na ONU, para mostrar que Al Qaeda tinha ligações com Sadam Hussein.

Infelizmente o filme não questiona se os ataques foram realmente feitos pelo Al-Qaeda, e além disso dá voz a discursos que afirmam isso, sendo que em 2007, já se tinham muitas evidências que o 11 de setembro fora planejado pela Casa Branca, juntamente com a CIA (ver Loose Change). Talvez o diretor quisesse focar o filme no tema “tortura” abrangendo a audiência dos que acreditam ou não na versão oficial de ataque terrorista.
(Comentários originais: Docverdade)

Torrent - Legendas pt-br

Veja também: Shock Doctrine para entender que a tortura é uma política utilizada pela CIA desde muitas décadas atrás.

Fonte: Doc Verdade

::
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: