sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Obama está piorando as coisas

::



Obama está piorando as coisas

Farsa em Kabul, tragédia no Paquistão

por Tariq Ali,no
Counterpunch


Há algumas semanas, o diretor da ONU em Kabul, um norueguês cabeça-de-pau, decidiu que as recentes eleições presidenciais foram OK e que Karzai é presidente legítimo. Peter Galbraith, representante não-oficial do Departamento de Estado, enfureceu-se (porque os EUA não andam contentes com Karzai, monstro que eles mesmos criaram), manifestou-se publicamente, e foi demitido.

Mas as histórias que envolvem deputados norte-americanos e a ONU nunca são simples. Ontem, o comitê eleitoral leão-de-chácara apoiado pela ONU decidiu que as eleições foram fraudadas e ordenaram que haja um 2º turno. As montanhas do Hindu Kush devem estar reverberando o som das gargalhadas dos pashtuns.

Ninguém, no Afeganistão, leva eleições muito a sério, e não, sobretudo, quando o país está ocupado pelos EUA e seus acólitos da Otan. Nos velhos tempos, Karzai teria sido varrido do mapa como os ditadores sul-vietnamitas que armaram confusões semelhantes.

Karzai foi completo desastre, mas desastre ainda maior foi a ocupação que o implantou em Kabul. Agora, quando a guerra vai tomando rumo que não agrada aos EUA e os insurgentes controlam vastas áreas do território, Karzai virou o bode expiatório, por conta de pecados que não são só dele.

Uma das soluções aventadas é a indicação de um funcionário dos EUA-ONU como chefe do Executivo; aqui, Peter Galbraith seria escolha óbvia. Seria muito mais claro e transparente e o indicado indicaria um gabinete no qual cada traficante teria sua parte assegurada nos espólios do tráfico de ópio e uma fatia do dinheiro que está sendo gasto no país – e assim, no mínimo, se quebraria o monopólio financeiro da família Karzai.

A única razão para a humilhação pública de um fantoche leal é ele ter-se recusado a partilhar o poder e o dinheiro com seus colaboradores. Se permitirem que permaneça no poder, prevejo que trabalhará para ambições maiores. O que, é claro, não resolverá problema algum, dado que a OTAN não tem qualquer estratégia para retirar-se da região.

Enquanto segue a farsa em Kabul, no vizinho Paquistão a situação é ainda mais mortal. O governo Zardari (mas quem governa de fato é a embaixadora Anne W. Patterson dos EUA) ordenou que o exército do Paquistão varra os Taliban para longe do Waziristão do Sul próximo da fronteira afegã.

Aí está, sim, mais um fracasso anunciado. Mais inocentes morrerão, mais refugiados haverá, além dos dois milhões de “internamente deslocados” que já vivem em campos de refugiados. O resultado será mais da mesma herança amarga, que alimentará o ódio e os ataques de vingança na região e, cada vez mais desgraçadamente, criará mais tensões dentro do exército paquistanês.

Incapaz de entender que ‘sua’ guerra no Afeganistão está respingando sobre o Paquistão e cada vez mais aprofunda a tragédia no Paquistão, as diretivas do governo Obama só fazem piorar as coisas.

Fonte: Vi o Mundo / Counterpunch(em inglês)

::
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: