quinta-feira, 28 de agosto de 2008

A hora de saber quem somos

::

Editorial do Correio da Cidadania

As duas ameaças que pesam sobre a economia capitalista são: o esgotamento das reservas de combustível fóssil e a poluição ambiental causada pelo uso desse combustível.

Centenas de bilhões de dólares vêm sendo gastos em pesquisas de fontes alternativas com resultados ainda insuficientes para assegurar a sustentabilidade do sistema. Outras centenas de bilhões são gastos no estacionamento de tropas norte-americanas na região dos maiores depósitos de petróleo e nas guerras que isto ocasiona.

Pode-se imaginar, portanto, com que grau de atenção as potências mundiais estão acompanhando o noticiário a respeito da descoberta de enormes reservas de gás na camada de pré-sal situada em frente ao litoral de Santos. Se a notícia for confirmada, a posição atual do Brasil no sistema capitalista será substancialmente modificada - para o bem e para o mal. Não é desarrazoado afirmar mesmo que o Brasil se encontra atualmente numa encruzilhada semelhante à da Venezuela e da Arábia Saudita. Todos nós sabemos o que a riqueza do petróleo trouxe para esses países.

Ainda que as reservas não sejam tão fabulosas como à primeira vista parecem ser, elas provocarão alterações importantes na economia do petróleo e na economia brasileira.

Estamos, nós brasileiros, mais preparados do que esses países para responder a uma situação que, de um lado, abre perspectivas extraordinárias de crescimento econômico e que, de outro lado, envolve riscos igualmente extraordinários, não só do ponto de vista econômico, mas até mesmo do ponto de vista da soberania nacional?

Sob o ângulo técnico, a resposta é positiva. A Petrobrás desenvolveu uma grande capacidade técnica, especialmente no campo da perfuração de poços submarinos.

A dúvida surge quando a questão é posta em termos políticos, porque tudo faz supor que falecem às forças integrantes do nosso "establishment" político a honorabilidade e a coragem requeridas para organizar a exploração dessa fonte de riquezas em benefício do conjunto da população. Se esta não participar do embate que será inevitavelmente travado entre a cobiça das grandes potências e os interesses da nação no processo de exploração do gás do pré-sal, o prejuízo será certo.

Daí decorre a necessidade de articular urgentemente um movimento de opinião pública semelhante ao que assegurou a existência da Petrobrás nos anos 50 para reivindicar, antes mesmo do posicionamento sobre as modalidades de exploração, a informação cabal sobre a matéria. É inadmissível que assunto de tamanha gravidade seja levado ao público por meio de declarações de ministros de Estado que não querem ser identificados.

As entidades da sociedade civil e os partidos progressistas e de esquerda precisam abrir espaços em suas agendas para exigir a instauração imediata de uma CPI sobre o pré-sal como única maneira de possibilitar que todas as forças políticas e sociais da nação tenham acesso ao conhecimento do problema. Só assim poderão participar do debate de forma esclarecida.

Precisamos encarar a descoberta do pré-sal como um teste: o da nossa capacidade enquanto povo de administrar autonomamente nossas riquezas e nosso destino.

Fonte: Correio da Cidadania

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: