domingo, 24 de agosto de 2008

Bahia ganha circuito de Samba de Roda

::

por Iuri Rubim - do Blog das Ruas

Patrimônio cultural da humanidade, o Samba de Roda baiano irá, a partir deste domingo, circular pelo interior do Estado, dando visibilidade a esta importante manifestação cultural brasileira.

Começando por Irará, no dia 24 de agosto, o Circuito do Samba vai passar até 30 de novembro por outros sete municípios: Saubara, Santo Amaro, Terra Nova, Vera Cruz, Maracangalha/ São Sebastião do Passe, Conceição do Almeida e Antônio Cardoso.

Iniciativa conjunta da Fundação Cultural do Estado da Bahia e da Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia, este giro do Samba de Roda reúne 55 grupos de 29 cidades do Estado.

- Reconhecemos a necessidade de democratizar e interiorizar as ações, além de fomentar, identificar e divulgar os grupos de Samba de Roda do Estado – comenta Gilberto Monte, diretor de Música da Fundação Cultural.

Através da circulação dos grupos, espera-se que o Samba de Roda fique mais próximo do cotidiano das pessoas, reforçando esse traço de sua identidade negra, baiana, brasileira.

Além das apresentações, quando a população pode chegar mais perto desta expressão cultural única, o Circuito do Samba foi concebido para incentivar o intercâmbio entre grupos de Samba de Roda, através da troca de idéias e da interação entre músicos, sambadores e sambadeiras baianos.

Utilizando como base o Circuito do Samba, também está nos planos realizar um mapeamento cartográfico e a conseqüente criação de um banco de dados sobre os grupos de Samba de Roda na Bahia.

Pretende-se, ainda, criar uma rede de grupos de Samba de Roda visando à sua respectiva profissionalização.

Patrimônio da humanidade

Na segunda metade do século 19, o samba surgiu como uma forma de preservação da cultura de origem africana trazida para o Brasil, no período colonial. Evoluiu do semba, manifestação angolana.

De acordo com pesquisas históricas, entre outras variações, o Samba de Roda veio a se tornar, no decorrer do século XX, um grande símbolo do folclore brasileiro.

O Samba de Roda baiano é uma expressão musical, coreográfica, poética e festiva das mais importantes do cenário brasileiro. Presente em todo o estado da Bahia, é mais forte na região do Recôncavo.

Em outubro de 2004, o Samba de Roda do Recôncavo baiano foi inscrito no Livro das Formas de Expressão do Patrimônio Imaterial do Brasil, e em 2005 foi incluído, pela Unesco, na Terceira Declaração das Obras Primas do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade.

Veja abaixo a programação dos encontros do Circuito do Samba:

24 de Agosto - 1º Encontro em Irará
31 de agosto - 2º Encontro em Saubara
14 de Setembro - 3º Encontro em Santo Amaro
28 de Setembro - 4º Encontro em Terra Nova
12 de Outubro - 5º Encontro em Vera Cruz
26 de Outubro - 6º Encontro em Maracangalha / São Sebastião do Passé
9 de Novembro - 7º Encontro em Conceição da Almeida
30 de Novembro - 8º Encontro em Antônio Cardoso

Fotos: Luiz Santos/ IPHAN; Norma Sueli/ Casa do Samba

Fonte: Terra Magazine

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: