segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Barcos furam bloqueio e chegam a Gaza

::

Desenho de Carlos Latuff


::

Barcos furam bloqueio e chegam a Gaza

por Georges Bourdoukan















Os dois barcos viajaram 30 horas, de Chipre à Faixa de Gaza, conduzindo 46 ativistas de várias nacionalidades.

Eles derrotaram o rígido bloqueio que Israel impõe há 14 meses no território da Palestina ocupada.

Os dois barcos partiram da ilha de Chipre na 6ª-feira, para a viagem de 370km, conduzindo ativistas de 17 países, inclusive israelenses, com o objetivo de chamar a atenção do mundo para o bloqueio israelense contra Gaza e a situação do povo palestino.

Foram recebidos no porto principal da cidade de Gaza no sábado, por milhares de palestinos que agitavam bandeiras, muitos dos quais embarcados e navegando à volta dos recém-chegados.

Ismail Haniya, líder do Hamás, conclamou o mundo a seguir o exemplo dos ativistas, para “derrotar o bloqueio israelense que mata de fome milhares de mulheres, crianças e velhos.”

Jibril al-Rjoub, dirigente do movimento Fatah, também deu boas-vindas aos barcos e festejou “a brecha aberta no embargo”, descrevendo os ativistas internacionais como “humanistas”.

“Os barcos que desafiaram o bloqueio israelense e o derrotaram são um fio de esperança de que o fim do bloqueio esteja próximo”

Andrew Mumcie, um dos ativistas a bordo de um dos barcos, disse que estava tomado de “júbilo e alegria” por terem chegado ao porto em Gaza.

“Voltaremos a Chipre e organizaremos outra viagem”, disse ele, acrescentando que as viagens continurão, até que Israel levante o bloqueio.

Angela Godfrey-Goldstein, porta-voz, em Jerusalém, do Movimento Gaza Livre, que organizou a viagem, disse que o sistema de comunicação dos barcos havia sido atacado por “piratas eletrônicos”.

O grupo que chegou era composto de pessoas de 22 a 81 anos, estudantes, advogados, médicos, jornalistas.

Entre os ativistas estava Lauren Booth, cunhada de Tony Blair, ex-primeiro-ministro inglês, que hoje trabalha como ‘conselheiro’ em questões do Oriente Médio.

Fonte: Blog do Bourdoukan

::

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: