sábado, 23 de agosto de 2008

Obama / Biden será a chapa democrata

::

por Idelber Avelar

Barack Obama acaba de anunciar que será Joe Biden o seu companheiro de chapa nas eleições americanas de novembro. 65 anos de idade, eleito para o Senado como um dos seus membros mais jovens em 1972, Biden é uma autoridade em política externa, o que certamente pesou na escolha. O senador de Delaware também é conhecido pelas iniciatiavas em política econômica – Biden vem de origem trabalhadora, ainda mantém seu cargo de professor e é, entre os 100 senadores, o de menor patrimônio. Entre uma escolha que seria conservadora (Evan Bayh) e outra que teria sido revolucionária (Kathleen Sebelius), Obama optou por um meio-termo.

O histórico de votação de Biden no Senado é bem razoável. A HRC (Human Rights Campaign) lhe dá uma nota de 78%, o que indica, segundo eles, apoio sólido aos direitos de gays e lésbicas. A NEA (National Education Association) lhe dá uma nota de 91%, o que indica apoio mais que sólido aos princípios da educação pública e laica. Por outro lado, ele terá que explicar a discrepância entre suas posições e as de Obama na época do início da Guerra do Iraque, assim como declarações suas, feitas durante as primárias, de que Obama não estava pronto para liderar.

Parece-me que o critério definitivo para a escolha de Biden foi, no entanto, a percepção de que a campanha precisava de um pitbull. Obama é um grande orador, mas é péssimo para responder ataques à queima-roupa. Biden tem um estilo demolidor de debater, e eu sinceramente não gostaria de estar na pele do candidato a vice-presidente na chapa republicana, que terá que encará-lo nos debates.

Biden também tem certa tendência a dar declarações polêmicas. Tediosa, com certeza, a coisa não vai ser.

Atualização
: Segundo o ranking do Progressive Punch, que acompanha as votações no Congresso, Joe Biden tem um histórico de votação mais progressista que o do próprio Obama.

::

Joe Biden: Senador de Delaware. Ainda no terreno branco centrista de meia idade, Biden é muito mais polêmico. Traz a vantagem de ter muita experiência em política externa, que é percebida pelos eleitores como o forte de McCain e o fraco de Obama. Tem a vantagem adicional da língua ferina: ele com certeza trituraria qualquer Republicano no debate entre os vices. Tem a desvantagem de ter a língua ferina e soltar gafes periodicamente. Chegou a dizer, uma vez, que Obama era o único negro articulado, culto e limpo que ele havia conhecido. É capaz de coisas como essa. Se for Biden, prepare-se para ver os Republicanos tocarem esse vídeo ad infinitum. Também votou a favor da Guerra do Iraque. E é Senador há 36 anos.

Fonte: O Biscoito Fino e a Massa

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: