por PAUL VON ZIELBAUER, do New York Times, 26.08.2008
Em março ou abril de 2007 três oficiais do Exército dos Estados Unidos, incluindo um sargento, um sargento de batalhão e um enfermeiro, mataram quatro presos iraquiano com tiros de pistola na cabeça quando os homens estavam algemados e encapuzados ao lado de um canal de Bagdá, dois dos soldados disseram em depoimentos.
Depois dos assassinatos, o primeiro sargento -- o homem mais graduado de sua companhia -- disse aos outros dois para remover os capuzes ensangüentados e as algemas de plástico, de acordo com os depoimentos feitos a investigadores do Exército, os quais foram obtidos pelo New York Times.
Os depoimentos e outros documentos foram fornecidos por uma pessoa ligada a um dos soldados da unidade que insistiu no anonimato e que tem interesse no resultado do julgamento.
Depois de remover os capuzes e as algemas os três soldados empurraram os quatro corpos no canal e se juntaram aos outros integrantes da unidade em veículos que estavam por perto, seguindo para postos no sudoeste de Bagdá, de acordo com os depoimentos.
Fonte: Vi o Mundo
::
Nenhum comentário:
Postar um comentário