Jobim e Golbery, os bruxos dos Golpes
em defesa do “Estado de Direita”
por Paulo Henrique Amorim
Máximas e Mínimas 1359
Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista
“O sol é o melhor desinfetante.”
(Autor anônimo)
. A leitura da Carta Capital desta semana – clique aqui para ver o que diz o Mino sobre o Golpe – levou a uma conclusão importante: Nelson Jobim, Ministro da Defesa (!) é o Golbery (*) do Golpe de “Estado de Direito”.
. Veja bem, caro leitor.
. A Carta Capital trata da punição aos torturadores (Pág. 22, “Debate mais do que tardio”).
. A Carta invoca o estudo de uma pesquisadora americana, Kathryn Sikkink, que estudou a anistia nos países que passaram de regimes militares a democracias (no caso brasileiro, como se sabe, vivemos um regime pré-democrático).
. “Países que buscaram a punição e a verdade têm um grau de respeito aos direitos humanos muito maior do que aqueles que não o fizeram,” diz a pesquisadora.
. E conclui: se os crimes de Estado não são punidos, continuam sendo perpetuados.
. A Carta Capital trata também do papel decisivo que desempenham, neste momento, os corajosos Procuradores da República, Marlon Weichert e Eugênia Fávero, autores de ações que pedem a punição para militares brasileiros torturadores, entre eles o coronel Carlos Alberto Ustra.
. Ressalta na reportagem de Gilberto Nascimento o papel do Ministro Nelson Jobim.
. Ele é contra.
. Tem lá uns argumentos sibilinos, mas, em resumo, ele é contra a punição.
. Quem é Nelson Jobim ?
. É o Golbery do Golpe de “Estado de Direita”.
. Jobim foi o amanuense da Constituição de 88.
. Chegou, segundo ele mesmo confessou, a incluir na Constituição artigo que não foi votado !!!
. Quando deputado federal, dividia o apartamento em Brasilia com o presidente eleito José Serra.
. (Devia dormir pouco, porque o presidente eleito, como se sabe, trabalha de madrugada, o que explica aquelas olheiras de Boris Karloff.)
. Jobim trabalhou para Fernando Henrique Cardoso.
. Foi ministro da Justiça e mereceu ser indicado para o Supremo Tribunal Federal.
. É o autor da nomeação para o Supremo Tribunal Federal, o tribunal dos ricos, da Ministra Ellen Gracie, aquela que não deixava abrir o disco rígido do “Banco” Opportunity, porque considerou que Daniel Dantas não era Daniel Dantas, mas, sim, Daniel Dantas.
. É um dos responsáveis pela nomeação de Gilmar Mendes para o Supremo Tribunal Federal, o tribunal dos ricos.
. Assumiu o cargo de Ministro da Defesa do Governo Lula, quando o Presidente que tem medo temia ser derrubado pelo PiG, quando o avião da TAM caiu em Congonhas e a colonista Eliane Cantanhêde e o jornal nacional diziam que ele, Lula, não puxou o freio de mão.
. Ao ser convidado, a primeira coisa que Jobim fez foi avisar Fernando Henrique Cardoso e a José Serra que, ato contínuo, avisou à colona “Painel”, da Folha da (Tarde *2), para dar o furo.
. Clique aqui para ler sobre o entusiasmo da colona “Painel” e de sua colonista com o Golpe de “Estado de Direita”.
. Jobim é o Ministro do PSDB no Governo Lula.
. Quando Daniel Dantas foi preso devido ao trabalho corajoso de brasileiros de que nos orgulhamos – Protógenes Queiroz, Fausto De Sanctis, e Rodrigo de Grandis –, e, à revelia da Polícia Federal, que não queria e não quer prender Dantas, a elite branca (e separatista, no caso de São Paulo) entrou em pânico.
. O presidente que tem medo também entrou em pânico – o que não é difícil de acontecer.
. Então, o Presidente que tem medo organizou uma reunião no Palácio com o Ministro da Justiça Abelardo Jurema, Nelson Jobim, e o presidente de fato do Brasil, o Supremo Presidente Gilmar Mendes.
. O que Jobim foi fazer ali ?
. O que o Ministro da Defesa tem a ver com a prisão de Daniel Dantas e o pânico dos ricos e brancos ?
. O que Golbery foi fazer naquela reunião com o Vernon Walters ?
. Jobim foi lá armar o Golpe.
. Como Golbery organizava as reuniões dos IPÊS.
. Foi celebrar a capitulação do Presidente que tem medo ao Supremo Presidente, Gilmar Mendes.
. Jobim trancou o Presidente que tem medo na jaula dos tucanos.
. E o que o Ministro Abelardo Jurema foi fazer na casa do Farol de Alexandria, em Higienópolis, quarta-feira, quando veio a São Paulo ?
. Garantir que os tucanos não vão aparecer no relatório final da Polícia Federal sobre Dantas ?
. Que, se for preciso, de novo, o Presidente que tem medo destitui a diretoria da Previ, para aliviar Dantas – e os tucanos ?
. A Previ, é onde, como se sabe, urubu voa de costas, desde que a PF do ínclito delegado Queiroz fez uma busca e apreensão no Angra. Clique aqui para ler.
. O Ministro Abelardo Jurema sabia que, assim que saiu pela porta afora, o Farol de Alexandria, o maior de todos os Tartufos, deve ter contado a versão dele do encontro a uns amigos – muitos – no PiG ?
. E eles caíram na gargalhada !!!
. O Ministro Jurema duvida ?
. E será que o Farol contou também para o Golbery ?
. É um perigo um Presidente ir à China, no meio de um Golpe, como já demonstrou o Conversa Afiada.
. Clique aqui para ler.
. E voltar por Montevidéu e, não, por Brasília.
. O problema é que, dessa vez, o governador do Rio Grande do Sul não é Leonel Brizola.
. É uma tucana que expede carteiras de motoristas ...
(*) O general Golbery do Couto e Silva é aquele golpista contumaz, que tentou derrubar Vargas com o “Manifesto dos Coronéis”, conspirou contra Jango, ajudou a derrubar Jango, se tornou o “cérebro” da intervenção militar, o fundador do SNI, o presidente de fato do Governo Geisel, tentou fazer Paulo Maluf Presidente da República e mereceu biografia autorizada na obra do colonista Elio Gaspari.
Em tempo: recomendo também a leitura do texto “Três poderes, dois paradoxos, pág. 20, da Carta Capital, sobre Evo Morales. A economia da Bolívia vive grande euforia. Nunca ricos e pobres ganharam tanto dinheiro. E Evo Morales está a dois passos de cair num Golpe de “Estado de Direita” ...
Em tempo 2: sobre a questão de militares torturadores, recomendo a acompanhar esse diálogo capital :
JUIZ QUE PRENDEU PINOCHET PARTICIPA DE “DIÁLOGOS CAPITAIS”
O ciclo de palestras e debates “Diálogos Capitais”, organizado pela revista Carta Capital, traz ao Brasil, no próximo dia 18 o juiz Baltasar Garzón a São Paulo. Garzón dará uma palestra no auditório do hotel Renaissance.
Baltasar Garzón ficou conhecido no mundo todo por ordenar e efetivar a detenção do ditador chileno general Augusto Pinochet, em 1998, em Londres. O feito histórico foi comemorado por todos que defendem os Direitos Humanos e condenaram as terríveis atrocidades cometidas no Chile.
Mas o juiz Garzón, tem uma trajetória na vida pública mais ampla e significativa. Formado em Direito, magistrado da “Audiencia Nacional” desde 1988, Garzón tem competência no combate ao terrorismo, ao narcotráfico, à lavagem de dinheiro e à delinqüência econômica organizada.
Com títulos de Doutor Honoris Causa concedidos por 21 universidades espalhadas pelo mundo, sua carreira é marcada pela luta contra a impunidade, a criação e defesa da Corte Penal Internacional e a preservação dos Direitos Humanos.
Baltasar Garzón vem pela primeira vez ao Brasil.
Clique aqui para acessar o site do “Diálogos Capitais”.
Clique aqui para acessar o site da revista Carta Capital.
(*) Já estava na hora de a Folha tirar os cães de guarda do armário e confessar, como fez a Folha, que foi “Cão de Guarda” do regime militar. Instigado pelo Azenha – clique aqui para ir ao Viomundo – acabei de ler o excelente livro “Cães de Guarda – jornalistas e censores do AI-5 à Constituição de 1989”, de Beatriz Kushnir, Boitempo Editorial, que trata das relações especiais da Folha (e a Folha da Tarde) com a repressão dos anos militares. Octavio Frias Filho, publisher da Folha (da Tarde), não quis dar entrevista a Kushnir.
Fonte: Conversa Afiada
Leia também:
Há um complô na Justiça para derrubar De Sanctis
Dantas manda na CPI dos Grampos (qual a novidade?)
Protógenes desmoraliza Supremo e Governo Lula
Gilmar Mendes: Dalmo Dallari já sabia que ia dar nisso
Maio de 2002: FHC monta o plano de fuga
CPI do Grampo trabalha para Mendes
::
Nenhum comentário:
Postar um comentário