quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Seis anos e meio em Guantánamo

::

do Blog do Bourdoukan

Leia a seguir, trecho do depoimento de Sami El-Haj, jornalista sudanês da rede Al-Jazira, libertado após seis anos e meio de detenção na Baía de Guantanamo.


“Eles nos espancavam com golpes. Cobriam-nos de insultos racistas. Encerravam-nos em peças frias, abaixo de zero, com uma única refeição fria por dia. Suspendiam-nos pelas mãos. Impediam-nos de dormir e, quando se dormitava, batiam-nos na cabeça. Mostravam-nos filmes mostrando sessões de torturas atrozes. Mostravam-nos fotos de torturados mortos, tumefactos, sanguinolentos. Mantinham-nos sob a ameaça de nos transferir alhures para nos torturar ainda mais. Lançavam-nos água fria. Forçavam-nos a fazer a saudação militar ouvindo o hino dos Estados Unidos. Forçavam-nos a vestir roupas de mulheres. Forçavam-nos a olhar fotos eróticas. Ameaçavam-nos de violação. Punham-nos nus, faziam-nos marchar como asnos, mandando-nos ir aqui e ali. Mandavam-nos sentar e nos por de pé 500 vezes seguidas.


Humilhavam os detidos envolvendo-os na bandeira estado-unidense e israelense, o que era uma maneira de dizer que estamos encerrados no quadro de uma guerra de religião.

Quando, coberto de piolhos, sujo, o detido é tirado da sua cela para ser submetido a novas sessões de torturas, para o levar a colaborar, ele acaba por dizer não importa o que e não saber mais quem é. Sofri mais de 200 interrogatórios sob tortura. Noventa e cinco por cento das perguntas referiam-se à Al-Jazira. Queriam que aceitar trabalhar como espião no seio da Al-Jazira. Em troca, ofereciam-me a nacionalidade estado-unidense, para mim e minha família, e um salário em função dos meus resultados. Recusei. Eu lhes repetia que a minha profissão é de jornalista, não a de espião, e que tinha o dever de fazer conhecer a verdade e trabalhar para que os direitos do homem sejam respeitados”.

Clique AQUI para ler a íntegra da entrevista dada à jornalista Sílvia Cattori do site Resistir.Info

Fonte: Blog do Bourdoukan

::

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: