segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Eleições EUA: os últimos números!

::

textos de Idelber Avelar, direto de New Orleans, Lousiana.


Os últimos números

A última pesquisa do Gallup mostra Obama 53%- McCain 42%.

Não, este blog não acredita que Obama vencerá por 11 pontos. Em todo caso, é simbólico que a pesquisa da CBS desta semana tenha confirmado o assombroso número: George Bush é o pior presidente da história (pdf) na avaliação popular, desde 1952, quando essas pesquisas sobre a aprovação da Casa Branca começaram a ser feitas.

Saiu a bateria de pesquisas finais dos estados decisivos. Ela não é ruim para McCain, considerando-se a situação dos últimos dias. Mostra empates em Ohio e Missouri e McCain na frente por um ponto na Flórida e na Carolina do Norte. Lembre-se: para ser eleito, McCain precisaria vencer em praticamente todos os estados hoje considerados swing states.

Ohio, Flórida, Pensilvânia, Carolina do Norte, Virgínia, Colorado, Novo México, Nevada, Minnesota, Wisconsin, New Hampshire, Montana, Indiana e Dakota do Norte: estes são os estados que o Biscoito acompanhará com lupa.

Se Obama confirmar a Pensilvânia e vencer em mais um dos grandes, babau.

::

Kay Hagan pode fazer história na Carolina do Norte

Ninguém, nem mesmo o Partido Democrata, acreditava. O assento da Republicana Elizabeth Dole no Senado Federal era um daqueles assentos cativos. E eis que nos últimos dois meses a Democrata Kay Hagan fez isto com as pesquisas:

Neste mapinha do New York Times dá para se avaliar a possibilidade de que os Democratas conquistemos as importantíssimas 60 cadeiras que garantiriam ao Presidente Obama uma maioria à prova de filibusters.

Agora escutem esta: caso se confirme a vitória de Kay Hagan na Carolina do Norte, será a primeira vez desde 1952 que os Estados Unidos terão um governo federal sem nenhum Bush ou Dole em qualquer um de seus ramos.

É a eleição menina dos olhos deste blog, a que decidirá uma das vagas da Carolina do Norte no Senado.

::

Previsão de comparecimento recorde às urnas

O Instituto Gallup acaba de ajustar sua previsão de comparecimento do eleitorado americano às urnas para as eleições deste ano. A previsão agora é de que vote 64% da população em idade de votar.

Caso se confirme a previsão do Gallup, terá sido o maior comparecimento dos últimos cem anos.

Fonte: O Biscoito Fino e a Massa

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: