FUD e o Carro-Elétrico
FUD é acronismo de Fear, Uncertainty and Doubt (Medo, Incerteza e Dúvida). O FUD representa uma estratégia de vendas ou marketing onde se dissemina informações negativas e/ou vagas sobre produtos e serviços dos seus competidores na tentativa de espalhar medo, incerteza e dúvida na mente dos potenciais clientes.
Embora o termo tenha sido inicialmente utilizado no setor de tecnologia (tanto hardware quanto software) a prática é bastante antiga e atinge não só os setores produtivos como também a própria política e inclusive a religião.
Políticos utilizam do FUD em suas campanhas, por exemplo, demonstrando como os concorrentes são desconhecidos, incertos, dúbios e enfatizando que suas eventuais vitórias poderão trazer situações inesperadas ou realmente ameaçadoras. “Se Fulano ganhar, a inflação vai aumentar” é um tipo de informação altamente aderente ao FUD.
A campanha presidencial Brasileira em 1989 com Lula-lá versus Collor foi um exemplo clássico desta estratégia. Os Collorados disseminaram arduamente e com o aval da mídia que Lula era intoleravelmente duvidoso e que poderia inclusive instaurar uma tenebrosa conspiração comunista no país. Medo, incerteza e dúvida andando juntos.
O recém lançado filme Who Killed the Electric Car? (Quem Matou o Carro Elétrico?) conta a história do FUD realizado pelo cartél das empresas petrolíferas juntamente com montadoras e governo para evitar que os carros-elétricos se popularizassem.
Enquanto os carros-elétricos já poderiam ter substituído a nossa altamente poluente frota de veículos, montadoras e petrolíferas investem na propagação da idéia que carros-elétricos são ineficientes, pequenos, ruins e - pasmem - inclusive poluentes!
A prova mais contundente do FUD vista no filme é quando a GM resolve contactar seus potenciais clientes de carros-elétricos (aparentemente 4.000) e explicar detalhadamente todos os pontos negativos do conceito elétrico. Os clientes potenciais, no fim dessa triagem, caem obviamente para 50.
O filme mostra a GM recolhendo e destruindo sua frota novinha e altamente bem-sucedida do modelo EV1 na Califórnia enquanto seus donos lutam em vão para manter os simpáticos carros em suas garagens. A única unidade restante foi totalmente desativada pela GM e enviada para um museu.
É de cortar o coração.
Importante ressaltar que o FUD é normalmente utilizado para disseminar conceitos negativos em prol de interesses próprios. Desta feita, não é incomum que os conceitos disseminados sejam incorretos mas isso não é obrigatório: em determinados casos os pontos negativos de um concorrente são apenas ressaltados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário