quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Apreensão global

::

da redação Carta Capital

Após dois dias de altas, causadas pelo anúncio de resgate econômico oferecido pelos principais governos mundiais, as bolsas dos Estados Unidos, Ásia e Europa registraram forte queda nesta quarta-feira 15.

Na esteira do pessimismo global, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) operou em baixa. Depois de cair 10% e parar os negócios por 30 minutos, retomou as negociações às 15h, com baixa de 9,65%, aos 36.554 pontos. Aprofundou o negativismo no final do dia, quando chegou a -14,05% e encerrou o pregão em queda de 11,39%, aos 36.833 pontos. É a a maior queda no mercado brasileiro em dez anos.

Um novo temor sobre uma provável crise americana e a declaração da presidente do Federal Reserve de São Francisco, Janet Yellen, de que os EUA “parecem estar em recessão” deixaram os mercados ainda mais apreensivos. “Os dados econômicos recentes sugerem que a economia está mais fraca que o previsto para o terceiro trimestre, sinal provável de que essencialmente não houve crescimento algum”, afirmou Janet.

As bolsas recuaram em diferentes praças. Em Nova York, o índice Dow Jones desvalorizou 7,9%. O índice tecnológico Nasdaq fechou em 8,5% negativos. Na Europa, o Cac 40, da bolsa de Paris, menos 6,49% e o Dax, da Alemanha, recuou 6,49%.

Depois do recorde histórico do índice Nikkei, com alta de 14% registrada na terça-feira 14, a bolsa de Tóquio fechou em alta de 1,1%. Em Hong Kong, o pregão terminou em queda de 5%.

O dólar fechou o dia cotado em 2,164 reais, em alta de 3,29%, após ter disparado quase 5% durante o pregão.

Fonte: Carta Capital

::
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: